Uma pesquisa do Datafolha divulgada em julho de 2018, indica que 62% dos brasileiros entre 16 e 24 anos desejam morar no exterior. Mudar de país é um recomeço de vida, em geral, longe da família, amigos e da sua cultura. A decisão de morar fora, definitivamente ou temporariamente, pode ser tomada por diversos motivos como: a busca por maior qualidade de vida, razões de trabalho, estudo, entre outros.
Independente dos motivos, o medo de todos que tendem a tomar essa decisão é o mesmo: enfrentar dificuldades, principalmente financeiras. Viver essa experiência pode ser uma oportunidade única e deixar passar por medo se tornaria um grande arrependimento. Se você está nesse impasse te daremos uma solução prática, o planejamento financeiro. Se planejar é a garantia de que tudo dará certo, ainda mais ao lado de algum profissional. Ele que entende de planejamento financeiro e tem como meta garantir a melhor transição possível.
Se programar para lidar com todos os custos dessa mudança é essencial. Muitos deles nem imaginamos, como os custos one-time, que são as contas que não acontecerão de forma recorrente, tais como: Passagens aéreas, Visto e documentos, Aluguel 1° mês (Airbnb, por exemplo, para ter certeza do local que deseja ficar), Caução aluguel, Médico / Remédios (por precaução). Além desses custos há as despesas mensais: Aluguel, Contas básicas, (água, luz, telefone, internet), Comida e Transporte.
Caso você esteja assustado pensando que é muito dinheiro, converse com profissionais. Eles que irão te orientar, estimar valores, definir prazo, junto com você de acordo com suas necessidades e deficiências. Assim o medo se transformará em confiança. Não perca grandes oportunidades pelo medo, não viva com esse arrependimento.