Você pagaria mais de um milhão de dólares por um livro de matemática do Renascimento? Muitos acreditam que em um livro escrito 600 anos há o segredo para o enriquecimento. Summa Arithmetica é um livro de matemática escrito por um frade italiano do renascimento. Em um leilão na cidade em Nova York, um comprador arrematou por US$ 1,2 milhão levando a obra para casa. O que há de tão especial no livro?
Seu método das partidas dobradas, em que cada lançamento é feito em duas contas, uma como débito e outra como crédito, é até hoje base da contabilidade. Um trecho menos famoso do livro, entretanto, pode ser um aliado importante de quem planeja investir.
Um trecho menos famoso do livro é a regra do número 72, a qual pode ser ajudar quem planeja investir, mas não sabe como prever seu retorno. Essa regra mostra em quanto tempo o capital inicial, remunerado a uma taxa fixa, dobraria, ou em quanto tempo o capital inicial de um país dobraria se crescesse a determinada taxa ou a inflação colocar à metade o poder de compra do dinheiro. Parece difícil não é? Mas não é! Vou te explicar.
É um procedimento simples. Bastar usar o 72 como dividendo e parâmetro que se quer avaliar como divisor. Imagine que seu investimento renda 9% ao ano. Então faça a seguinte conta: 72 / x = 9. X é o tempo que seu investimento irá dobrar.
Vamos ao exemplo prático: Um investimento com rendimento de 9% ao ano dobraria em 8 anos. Já que 72/8 = 9. Fácil não é?
Quem está preocupado com a inflação, pode usar a regra para mensurar a perda de poder de compra causado pelo aumento nos índices de preços. Exemplo: a inflação chegou a 3,22% nos 12 meses até julho, conforme IPCA. Se arredondamos o número para 3 e usamos como divisor de 72, chegamos ao número 24. Assim, em 24 anos o poder aquisitivo de R$ 1 seria reduzido à metade.
Acha que consegue fazer essa conta em casa? Veja e analise seus investimentos. Está rendendo o quanto gostaria? Vai ter a quantidade que deseja no tempo que gostaria? Se sim, você está indo muito bem, se não, é hora de rever onde seu dinheiro está.