Todos que se interessam pelo menos um pouco pelo mundo das finanças já ouviram falar do grande Warren Buffett. Para quem ainda não o conhece, ele é um investidor e filantropo americano. É o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway (empresa que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias). É constantemente citado na lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo, considerado o mais bem sucedido investidor do século XX. O que poucos sabem é que Buffett está no mundo dos negócios desde os 6 anos de idade.
Você deve estar se perguntando como uma criança de apenas 6 anos pode entender tanto sobre dinheiro. É praticamente impossível, certo? Errado! Warren Buffett defende a educação financeira para crianças desde a pré-escola, fator que pode determinar um futuro de sucesso.
Em entrevista à CNBC, em 2013, Buffett diz que seu pai foi sua maior inspiração e quem o ensinou desde cedo hábitos corretos, incluindo em relação ao dinheiro. Quando perguntado sobre a importância da educação financeira dentro de casa, ele acredita que o maior erro dos pais em relação a esse assunto é a demora para abordar esse tema com os filhos.
“Começar tarde. Às vezes os pais esperam que seus filhos estejam no mínimo da adolescência para começarem a falar sobre como administrar dinheiro – quando poderiam começar quando seus filhos estão na pré-escola” – Diz Buffett
Parece loucura? Mas essa não é só a opinião deste grande investidor, e sim dados comprovados por pesquisas. Estudos da Universidade de Cambridge descobriram que as crianças entre 3 e 4 anos já conseguem compreender conceitos básicos de finanças.
Segundo Buffett, os pais já sabem de necessidade de educar financeiramente seus filhos, mas se perdem na prática e não sabem como abordar esse assunto com suas crianças. É por isso que ele sugere algumas dicas para introduzir seus filhos no mundo das finanças.
Segundo ele, o mais importante é estimular a criatividade das crianças para que elas pensem fora da caixinha. Para essa lição ele sugere levar seus filhos em um museu de arte e depois convidá-los a pintar algo próprio. Peça às crianças que não usem pincéis e pensem em diferentes ferramentas (ex: esponjas, dedos, cotonetes). Dessa forma eles descobrirão novas utilidades para objetos da casa, ensinando-os a economizar dinheiro, pensar fora da caixa e ainda ajudar o meio ambiente. Fácil, não é?
Para entender sobre economizar, é necessário que compreendam a diferença entre querer e precisar. A dica é: dê aos seus filhos dois potes diferentes. Um para colocar o dinheiro que pretendem poupar e no outro o que será gasto. Cada vez que receberem dinheiro, peça que façam essa divisão.
Peça que eles façam uma lista com alguns itens que queiram comprar e depois analisem juntos se é uma necessidade ou apenas um desejo, para criem uma ordem de prioridade. E ajudem a medir quanto precisa estar no pote das economias para comprarem aquele item.
Com certeza, todos já compraram algo mais caro somente pela marca do produto, apenas pelo status. É preciso ensinar as crianças que muitas vezes se fizermos uma pesquisa, encontramos o mesmo produto de uma marca diferente, tão bom quanto, mais barato.
Para isso escolha um item que deseja comprar, pode ser algo do mercado, o que preferir. E faça uma pesquisa rápida para mostrar a diferença dos preços.
Buffett sugere que ao tomar algumas decisões compartilhe com seus filhos, assim como as consequências dessas decisões. Por exemplo: ” Queremos comprar uma TV nova, mas nosso ar-condicionado está quebrado e precisamos economizar para consertá-lo. Se não o fizermos, estará muito calor em casa quando o verão chegar. Uma vez que o ar-condicionado é consertado, podemos pensar em comprar uma nova TV.”
Uma dica da Rumo CF é o canal do youtube que o próprio Warren Buffett ajudou a criá-lo, chamado Secret Millionaire Club. São vídeos infantis sobre conceitos básicos de finanças. O conteúdo está em inglês porém há legendas em português. Vídeos leves e divertidos para as crianças.
Da maneira que preferir, o importante é que as crianças tenham contato com o dinheiro desde cedo. Assim se tornarão adultos conscientes e com estabilidade financeira para não passarem por dificuldades. “Nunca é cedo demais.” Acredita Buffet, e nós também.