Os produtos financeiros se modernizam a toda hora, é necessário estar sempre olhando o mercado se quisermos morder um pedaço do delicioso bolo recém-saído do forno.
Vou desvendar 5 benefícios ocultos sobre previdência privada que a maioria desconhece.
Antes disso vamos a algumas definições, a palavra “previdência” significa prevenir, no caso, se prevenir de um futuro pobre e “privada” é algo que fazemos por nós mesmos.
Sendo assim “previdência privada” somos nós nos precavendo de nosso próprio futuro.
Quem se antecipa governa!
“A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar o porque não aconteceu.” – Winston Churchill
1º Benefício – Não possui tributação dos rendimentos por come-cotas, como em fundos de investimentos. A propósito, ontem (31/05), acabamos de levar essa mordida do leão.
Para quem não sabe o come-cotas é o pagamento de imposto semestralmente ao leão, como a previdência não apresenta esse inconveniente, a mágica dos juros compostos que é muito admirada e utilizada por Warren Buffett, joga a nosso favor.
Os tributos da previdência somente serão cobrados no saque do dinheiro. Assim ao longo dos anos, o dinheiro acumulando e os impostos (que não precisamos pagar ao leão semestralmente) rendem juntos com o montante.
A previdência tem se mostrado uma opção de investimento no longo prazo mais vantajosa em relação a fundos de investimentos, pois esse adiamento do pagamento de imposto faz com que nossas reservas crescerem mais rapidamente.
2º Benefício – Portabilidade, o contribuinte ao mudar de estratégia tem a opção de buscar novos fundos. Com uma boa assessoria consegue chegar aos melhores fundos do mercado, sem abrir mão do incentivo tributário, pois não precisa resgatar os recursos, somente transferir para um melhor gestor.
Sendo assim, se preferir buscar mais rentabilidade ou alterar o perfil de risco de seu investimento é muito fácil.
3º Benefício – Renuncia fiscal de 17,5% no PGBL, muitas pessoas desconhecem essa mágica e não sabem o quanto a mais de dinheiro poderiam ter ganhado ao longo dos anos que passaram.
Quem faz declaração completa de IRPF e paga algum imposto de renda na pessoa física, pode se beneficiar dessa maravilhosa sobremesa no final do ano, ao fazer o acerto com o Leão.
Resumindo, imagine não precisar pagar 27,5% de IR em cima da sua renda na pessoa física, e pagar somente 10%!
Seria ótimo, não?
Esse é um dos maiores benefícios do PGBL, mas tenha cuidado, pois existe um limite máximo para isso. Você pode aportar no máximo 12% da sua receita bruta anual em um PGBL para ter esse benefício, acima disso, procure um VGBL.
Além disso, portadores de doenças graves são isentos do Imposto de Renda nos rendimentos relativos à aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo a complementação recebida de entidade privada.
Sendo assim, o dinheiro aplicado num PGBL está isento de IR no recebimento de renda enquanto este for portador da doença em questão, exceto aos valores resgatados.
4º Benefício – Planejamento Sucessório. A previdência VGBL não participa do inventario, assim ela passa a ser uma excelente ferramenta sucessória, sendo uma outra opção para os que buscam uma estrutura completa para a transmissão dos bens aos herdeiros.
Neste tema os principais benefícios são, a opção de escolha da forma de recebimento dessa montanha de dinheiro pelo beneficiário, por renda fixa ou por um período determinado; Liquidez facilitada, uma quantia é liberada em ate 30 dias pela seguradora depois da aceitação dos documentos; Economia com custos advocatícios por não entrar no montante do patrimônio a inventariar; isentos do ITCMD (imposto de transferência de bens) em alguns estados.
Vale lembrar que existem algumas ações no meio jurídico que podem mudar algum parâmetro levantado, porem enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) ou o Tribunal de Justiça, não declarar nada, as leis em cada estado permanecem as mesmas.
5º Benefício – Longevidade. O mau do século poderia ser resumido em uma única palavra “Longevidade”. Cada vez mais as pessoas estão se alimentando melhor, fazendo mais exercícios, cuidado de sua saúde com mais atenção, estão vivendo mais.
Isso é ótimo, porem precisamos lembrar do custo disso tudo. Não é para desmotivar o mundo dos saudáveis, e sim, alerta-los de que a saúde financeira precisa acompanhar a saúde física.
A longevidade esta diretamente ligada a quantidade de stress carregado por cada um, por exemplo, os que administram o próprio patrimônio tendem a viver menos em relação os que optam em comprar produtos de receita vitalícia.
É claro, terão uma receita mensal menor, porem não pagarão por isso com sua saúde.
Ao planejarmos nossa aposentadoria devemos levar em consideração se vamos querem usar nossa saúde para ter mais dinheiro ou se abriremos mão de um pouco do valor da renda mensal para não carregarmos essa mochila pesada, cheia de stress.
Resumindo, a previdência nada mais é que um contrato entre nós e a seguradora, onde decidimos em qual fundo o dinheiro será aplicado e como e de qual forma nós ou os beneficiários receberão o dinheiro acumulado.
Sendo assim, esqueça os mitos, “se eu morrer meu dinheiro some”, “não posso parar de aportar” e “comprar renda vitalícia é a pior opção”, cada um possui um plano de vida, respeite os que não partilham o teu.
Entendendo tudo isso e excluindo os conceitos equivocados, fica mais fácil se programar e usufruir de tantos benefícios.
Um grande abraço a todos
2 Comments
Consultoria de qualidade
Ficamos felizes com sua satisfação Pedro. Obrigado!