Segundo pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela CNC 59,1% das famílias brasileiras estão endividadas. Portanto pessoas que gastaram mais do que a renda permitia. “A estimativa reflete o quadro de dificuldades econômicas que as famílias ainda enfrentam. Mas não é só a conjuntura que explica a inadimplência. Em muitos casos, o descuido com as finanças leva à situação de descontrole e ao consequente atraso das contas”, explica em nota o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. Se você se encontra nessa situação, você precisa de um planejamento financeiro.
A restrição orçamentária, na teoria econômica, é a capacidade máxima de gasto que uma família pode ter sem se endividar. O Brasil tem mais da metade da população endividada por falta de equilíbrio no orçamento. As contas fixas, quando diminuídas, impactam de imediato nos gastos. Além delas, há aquelas despesas variáveis. Isto é, quando nossos desejos ou de nossos filhos por algum consumo, o prazer em ter um bem ou serviço, desequilibram de imediato as despesas pessoais como um todo. Na população geral, muitos acham que precisam ser ricos para não encarar dívidas. Porém o endividamento é mais questão de como você gerencia sua renda do que quanto você ganha.
Ter o orçamento fixo e variável equilibrado é muito importante para você saber conduzir as vontades de consumo própria e de sua família. Do contrário, se não der atenção às despesas, como você dá para a limpeza da sua casa, do seu carro, de seus filhos, tenha certeza que você terá que trabalhar a vida inteira para poder se manter. Porém pode ser que em algum momento sua saúde não esteja boa e você pode ter que parar de trabalhar. Já diz aquele velho ditado popular: “A conta sempre chega.” Isso mesmo, chega!
Uma ferramenta desse planejamento é o controle do orçamento familiar, sendo esse um dos principais motivos de desequilíbrios financeiros. Esse método consiste em identificar e controlar as despesas de um indivíduo ou família, para que esses não entrem em crise. O gerenciamento da renda pode parecer difícil diante de tantas contas a pagar, como escola, condomínio, televisão a cabo etc, porém a adesão de um sistema de organização pode ajudar, assim como a mudança de hábitos para poupar. Para facilitar sua organização financeira, disponibilizamos uma planilha de controle de gastos. Esse recurso pode ser uma grande mudança em sua vida.
1 Comment
Olá parabens, estou gostando muito de seu conteudo,
continue postando assuntos interessantes.