Finanças
p/
Crianças
Descubra como engordar o porquinho do seu filho.
John Watson Jr (JJ) comprou seu primeiro celular com aproximadamente W$ 1.550,00 aos seus 8 anos de idade.
A família Watson teve uma ideia bem interessante para que o seu filho pudesse dar a devida atenção ao dinheiro. A família criou uma moeda chamada Watsonlecas (W$), sendo que seu valor em relação ao Real variava na razão do quanto JJ ajudava nos afazeres domésticos.
Do mês passado para esse, a cotação da Watsonlecas aumentou, pois ao longo de todo mês JJ ajudou sua mãe a lavar a louça, tirar o lixo da cozinha e dos banheiros, arrumou sua própria cama todos os dias, entre outras tarefas, as quais fizeram a cotação da moeda familiar aumentar e proporcionou JJ adquirir seu primeiro bem.
Um mês antes JJ possuía somente W$ 1.287,00, valor insuficiente para comprar o iPhone 7 de 127 Gb no valor de R$ 2.925,99. Ele queria comprá-lo no dia do seu aniversário, 1º de junho.
Recorreu ao seu pai e pediu uma mesada mais gorda no mês de seu aniversário. O Sr. Watson, diversas vezes já tinha sido bem claro sobre sua mesada ser fixa ao longo do ano e somente o papai-noel (inflação) poderia aumentá-la.
Mas para atender o apelo de seu filho de quase 8 anos de idade, apresentou a alternativa.
Se JJ ajudasse nas tarefas domésticas durante um mês inteiro a cotação da moeda familiar Watsonlecas aumentaria em relação ao Real e assim no final do mês ele conseguiria comprar o celular dos sonhos com o dinheiro que já tinha em seu porquinho.
A atitude do Sr. Watson pode ser uma das melhores lições que JJ já venha a aprender na vida.
Dar valor a cada centavo, faz com que nosso subconsciente valorize qualquer quantia de dinheiro adquirido. Além de dar a oportunidade ao filho de suar para conquistar o que deseja.
O sentimento de JJ ao chegar no final do mês com o dinheiro suficiente para conquistar seu sonho, com certeza ele nunca mais se esquecerá, e é bem provável que queira sentir esse prazer outras vezes.
O ato de poupar capital sem dificuldade está inteiramente ligado ao prazer em fazê-lo, e por sua vez, o prazer em fazê-lo está ligado à importância daquela ação.
Então, se não conseguir fazer o seu filho dar valor ao dinheiro, a tarefa de educá-lo financeiramente será a pior experiência para ambos.
Somente um parênteses – Muitas pessoas não acumularam até hoje a quantia que sempre sonharam, pelo fato de ao longo de toda caminhada nunca deram a devida atenção a uma mera moeda.
Para ensinar ou aprender a dar a atenção ao dinheiro, a fim de conquistar fortunas ao longo da vida, se inicia com a atenção na menor fração de nosso dinheiro, no caso do Real, a moeda de 5 centavos.
Pessoas que não dão valor a moeda de 5 centavos, dificilmente ganharão na loteria e manterão essa fortuna.
Agora, como fazer meu filho “pay attention” (dar a devida atenção) ao dinheiro?
A família Watson encontrou a maneira deles, existem inúmeras. Cada família “brinca” da maneira mais confortável, o que não pode acontecer é dar o “peixe” ao seu filho, principalmente quando ele pede.
Entregue a vara e ensine-o a pescar, mesmo se teus pais não fizeram contigo.
Planejamento e disciplina são indispensáveis para atingir com saúde a liberdade financeira.
Muita saúde e sucesso