Que a previdência social vem enfrentando grandes dificuldades para se manter todos sabem. Por isso algumas propostas de novos modelos para a previdência estão sendo analisadas, com o intuito de amenizar o rombo atual. Porém o que muitos não sabem, é que há algo inevitável em todas essas propostas: o aperto nas regras. A idade mínima para se aposentar e o tempo de contribuição podem subir, até mesmo a quantia recebida pode ser afetada.
Segundo pesquisa feita pela Datafolha, a maioria da população brasileira está despreparada financeiramente para esses apertos e uma possível redução nos valores dos benefícios. Apenas 38% dos entrevistados dizem aplicar dinheiro em poupança e outros investimentos, e somente 10% deles têm planos de previdência privada. Muitos ao menos conhecem o modelo de previdência privada, por falta de informações disponíveis. Porém essa é a forma mais segura de se manter em uma boa qualidade de vida no futuro.
Esse modelo de previdência é um tipo de investimento a longo prazo, no qual costuma ser usado para o momento da aposentadoria, pelo titular ou quem escolher beneficiar, de acordo com seu dinheiro poupado. Ou seja, seu modo de vida durante a aposentadoria dependerá exclusivamente de você. Esse seguro pode ser feito de algumas maneiras, dependendo de suas características e necessidades. Para entender mais sobre o assunto e escolher a melhor maneira de realizar uma previdência, fale com um profissional da área que tirará suas dúvidas.