A necessidade de um planejamento de previdência privada é um tema muito discutido recentemente por diversos fatores, sendo eles a preocupação na constância do atual nível de vida, o desejo por segurança para o futuro, a busca da estabilidade financeira permanente, entre outros. Um pouco visto, mas de importância fundamental para essa discussão é a queda da taxa de fecundidade no Brasil nas últimas décadas.
A previdência social pública é um direito previsto na constituição federal para todos os contribuintes nacionais, esse seguro tem como função garantir fonte de renda aos que deixam de trabalhar por motivos de doença, invalidez, idade avançada, desemprego involuntário, maternidade ou reclusão. A aposentadoria pública é arrecadada pelo desconto no salário do trabalhador ao governo, sendo assim para que haja equilíbrio nas contas da previdência é necessário um número maior de empregados em atividades remuneradas em relação ao número de beneficiários na previdência. Quando a população tende ao envelhecimento como a do Brasil, há uma preocupação de que as despesas superem as receitas. De acordo com dados do IBGE, a taxa de fecundidade brasileira caiu nas últimas décadas. No ano de 1950 a expectativa era de 6 filhos por mulher, hoje esse número caiu para 1,7 filho por mulher, o que gera uma sociedade mais velha ao longo do tempo, com menos jovens no mercado de trabalho, menos pessoas para manter a previdência social pública ativa.
Sabendo disso, depender do estado futuramente é um risco, já que a dívida da previdência cresce exponencialmente e o consumo das famílias é superior a renda do INSS. Estes dois fatores que requerem muita atenção. Em 2007 o defit previdenciário era de R$ 82,11 bilhões, e em 2016 chegou a 230,13 bilhões, ou seja, somente em dez anos os números quase triplicaram.
Existem diversas opções de aposentadorias privadas que estão cada vez mais evidentes, como o VGBL, PGBL, FAPI e planos tradicionais, pois além de oferecerem a disciplina financeira de guardar recorrentemente você possui ótimos benefícios fiscais. Profissionais especializados na área, estudam o melhor plano e oferecem estratégias de planejamento aos contribuintes que os procuram com o desejo de manter sua qualidade de vida ao se aposentar e se assegurar diante de um futuro incerto. Ser precavido é essencial em tempos de crise, é preciso não procrastinar e analisar a situação atual e se planejar junto a um profissional para não ter surpresas futuras. Caso tenha interesse, cadastre-se em nosso site. https://rumocf.com.br/cadastro/