Quando o assunto é investimentos escutamos muito os seguintes termos: agressivo, conservador e moderado. Mas você sabe o que isso realmente significa?
Esses termos são referentes aos 3 perfis de investidor e servem para indicar o tipo de investimento mais adequado para você. Ser fiel ao seu perfil pode fazer a diferença na hora de ter sucesso em seus investimentos, já que é algo ligado à sua personalidade e objetivos. Você sabe como descobrir qual é o seu perfil investidor? Vamos dar algumas características de cada perfil e depois nos conte nos comentários com qual você mais se identifica!
Para descobrir em qual você se encaixa, é necessária uma análise das suas características em relação a investimentos, e principalmente ao risco envolvido. A forma como você lida com os acontecimentos é o que determina o seu perfil de investidor. Essa análise é bem simples, o resultado aparece através de algumas questões. Você será avaliado pela sua situação financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e, claro, seus objetivos.
A categoria é definida, de forma geral, de acordo com sua tolerância a riscos. Veja as principais características de cada perfil de investidor:
Esse tipo de investidor prioriza a segurança em suas aplicações. Em sua diversificação de investimentos, o conservador prefere manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco. Enfim, a característica principal do conservador é preservar o seu patrimônio.
É importante que o conservador entenda os pontos negativos desses investimentos, como a baixa rentabilidade.
Esse investidor está entre os conservadores e os agressivos. Ele gosta de segurança, mas já possui tolerância a riscos de longo prazo. Assim, opta por investimentos mais arriscados dependendo da situação.
O moderado procura equilibrar rentabilidade versus risco, ou seja, sabe aproveitar o melhor de cada investimento.
Esse investidor não sente muito frio na barriga. Aceita exposições ao risco em busca de ganhos maiores, mesmo com riscos de prejuízo. Possui preparo emocional para acompanhar as oscilações do mercado, pois busca acumular ganhos altos que superam a média de mercado.
Normalmente, o agressivo busca crescer o seu patrimônio para cumprir alguns objetivos da sua vida e, claro, se aposentar mais cedo para viver da renda de seus investimentos.