O tema educação financeira está em alta nos últimos tempos, porém ainda vemos Nº de brasileiros com nome sujo bate novo recorde, diz Serasa, com 63,2 milhões de pessoas. Por que com tanta informação as pessoas ainda continuam errando na organização financeiro? Alguns erros ainda persistem! Vamos falar dos principais erros para você não errar também..
Em diversos momentos da vida, agimos de acordo com nossas emoções. É assim, por exemplo, quando gastamos descobrimos que um filho está a caminho e queremos comprar tudo de um vez; ou quando decidimos, comprar um presente para quem amamos, ao preparar a melhor festa de casamento possível e etc.
Sabemos que é difícil separar o emocional do racional algumas vezes, porém ações como essas podem gerar diversos problemas financeiros, e virar uma grande bola de neve. Na maioria das vezes, até parcelamos e passam a fazer parte dos gastos das pessoas a longo prazo.
Ao analisarmos os gastos dos nossos clientes, ao começarmos o planejamento financeiro é sempre fácil encontrar valores categorizados como “Outras despesas”, “Gastos Diversos” ou simplesmente “Outros”.Não categorizar os gastos faz com que você não consiga detectar para onde o dinheiro está indo. Se você não sabe onde certa quantia está sendo gasta, provavelmente se tratam de despesas desnecessárias e que não estavam planejadas.
Os automóveis são um dos principais símbolos de ostentação no Brasil. Muita gente passou a considerar uma pessoa bem-sucedida de acordo com o carro que está na sua garagem. Esse é o seu caso?
Esse erro pode ser fatal, já que deixará de gastar com coisas que realmente precise, investir ou até mesmo promover sua vida profissional. Elementos que realmente te levarão ao sucesso.
Conhece o ditado“quem não sabe o que quer costuma se contentar com pouco”? Algumas pessoas consideram a ambição algo ruim, mas pensam assim porque frequentemente a confundem com ganância. A ambição é fundamental para quem busca sucesso em qualquer parte da vida, e nas finanças isso também acontece. Estabelecer metas, se manter no foco é fundamental para chegar onde deseja.
Hoje, percebemos nos comerciais e na mídia um assédio constante para aproveitar ofertas mirabolantes de praticamente tudo, desde roupas, sapatos, oportunidades de viajar para lugares inesquecíveis até comida congelada. Quem não separa um valor mensal adequado para esse tipo de gasto se torna muito mais vulnerável a ceder aos encantos do consumo e chutar o balde.
O segundo aspecto é que a maioria dos gastos para despesas deste tipo são pagos através de cartão de crédito. Os valores altos feitos sem planejamento logo chegam em casa na forma de uma fatura, e com ela, dívidas!