Quando você está tentando economizar para a realização de algo no presente ou futuro e vive dentro de um orçamento restrito, pode parecer que você trabalha muito e mesmo assim não consegue fazer nada divertido com seu dinheiro. Parece não valer a pena, não é mesmo? É por esse motivo que muitos desistem de economizar. Ainda citam bordões como “só se vive uma vez” ou “nem sei se vou estar aqui amanhã”. Realmente, ninguém quer viver em estado de privação constante, e, sim, devemos aproveitar nossa vida no presente. Mas também devemos nos preocuparmos com o futuro. Porque amanhã você pode não estar mais aqui, mas e se estiver? Precisa de um plano para essa possibilidade também. Por isso é importante ter um equilíbrio.
Poupar, mas se recompensar também. Pode ser aquela roupa que tanto queria, um celular novo, uma viagem, o que você quiser. A solução é gastar de forma responsável e garantir que você tem aquele dinheiro, e assim aproveitar o máximo do seu trabalho duro e do seu dinheiro.
Como tudo na vida, é mais fácil dizer do que fazer, mas vou te ajudar com isso! Abaixo você verá algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar ao máximo os pequenos prazeres que se permite, quando está tentando colocar a maior parte do seu dinheiro em um grande objetivo financeiro.
Lembre-se que você está se recompensando por mandar um bom planejamento financeiro, por isso você não pode se deixar levar e estragar tudo isso. Continue, tente a responsabilidade com o dinheiro e não estoure o orçamento! Certifique-se do seu limite para saber o quanto você pode gastar sem entrar em dívida ou ficar com pouco dinheiro para seus objetivos financeiros maiores.
Pense em usar seu dinheiro para experimentar novas experiências ao invés de comprar itens. Pesquisas mostram que investir em experiências pode trazer mais felicidade no longo prazo do que investir em bens materiais. Por exemplo, quando você usa seu dinheiro para fazer uma viagem, você tem a alegria de planejar o que fazer durante o passeio, a experiência em si e as memórias. Provavelmente, essas lembranças vão lhe deixar mais feliz do que o item que você comprou e que acabará logo ou você deixará de lado.
Uma lista ajuda a ter uma ideia do que você realmente quer ou precisa antes de conseguir o dinheiro. Ao manter uma lista de desejos, você pode ter certeza de que está usando seu dinheiro para algo que realmente queira há muito tempo, em vez de comprar algo no calor do momento. Ou seja, a lista pode te manter no controle.
A menos que você esteja comprando de uma lista de desejos não se apresse em fazer uma compra, ainda mais se for grande. Você pode sentir a felicidade no momento, mas pode se arrepender da compra mais tarde, se ela não lhe trouxer a satisfação que queria.
A regra de 24 horas lhe dá tempo para considerar se você realmente quer o item. Além disso, você pode usar o tempo para usar outra dica, a pesquisa. Procure o melhor preço e o melhor modelo para o que você está querendo comprar.
Você quer que o seu dinheiro seja aproveitado o máximo possível, por isso sempre escolha comprar na promoção.