Donald Trump Triunfou!
Essa foi a capa do jornal New York Times do dia 09 de novembro de 2016. A bolsa brasileira (Bovespa) caiu 1,4%, o dólar subiu 1,33% e a bolsa americana, S&P 500 e NASDAQ, ambas subiram 1,11%.
Além de bolsas internacionais terem subido também, como Alemanha, China, Inglaterra, Coreia e tantas outras. Por quê deve ter havido esse movimento de baixa no Brasil no dia 09?
Você, eu e tantos outros imaginávamos que o a Hillary seria a próxima presidente americana, certo? Como não tem muitos investidores estrangeiros na bolsa brasileira, por conta da nossa nota de risco internacional ser baixa (S&P – BB, FITCH – BB+, Moody’s – Ba2), quem mais movimenta a bolsa hoje acaba sendo os próprios brasileiros. Então, por isso que a bolsa brasileira caiu.
Especulávamos que não seria possível que alguém com um discurso protecionista como o do Trump poderia triunfar em um mundo tão globalizado.
Vamos observar que em 28 anos foram 4 candidatos, intercalados entre republicanos e democratas.
George H. W. Bush, representando os republicanos assumiu no dia 20 de janeiro de 1989 e governou até 20 de janeiro de 1993, 4 anos. Depois, Bill Clinton (1993 – 2000), que faz parte do partido democrata, por 8 anos. Jorge W. Bush (2001 – 2008), sendo republicano, mais 8. Barack Obama (2009 – 2016) democrata com 8 anos de governo. Agora Trump republicano.
Sempre existirá esse ciclo entre partidos no governo dos Estados Unidos. Fato histórico! Terão tensões políticas? Claro, sempre houveram e sempre terão, com ou sem democratas. De fato, o mundo estava acostumado com o governo dos democratas.
Como a bolsa americana subiu podemos começar a pensar ao contrário do que imaginávamos que aconteceria.
Trump é um visionário empreendedor, dono de muitos negócios nos Estados Unidos, uma pessoa importante na cadeia produtiva e na geração de empregos para os Norte Americanos. Não seria justo desmerecer alguém que ajuda muitas famílias se sustentarem e pagarem as suas contas, bem como fazerem as suas poupanças.
Julgar alguém por fazer algo ilícito deve vir de uma força maior, como uma corte ou alguém com poder para fazê-lo. O que sei de Trump é isso, como uma boa pitada de arrogância e falta de humor. Adeus Obama!
Esperamos que nos próximos dias, o novo presidente, Trump, possa deixar mais claro os caminhos políticos e econômicos de uma das maiores potências do mundo no momento de transição política.
Enquanto isso, nos confortamos com os fatos, como a maioria de votos da população Americana aos republicanos e a bolsa americana subindo.
Caio Henrique Cunha
Membro Million Dollar Round Table®
Past Country Chair of Brazil MDRT®
Chief Executive Officer
CORECON: 34297