Imagine: você tem um prazo iminente. Porém, em vez de realizar o trabalho, você está mexendo com coisas diversas, como mídias sociais, assistir vídeos ou conversando com alguém. Você sabe que deveria estar trabalhando, mas não sente vontade de fazer nada. O tempo passa e quando você percebe o prazo está em cima, até que se torna tarde demais. Quando acontece, você entra em pânico e deseja ter começado mais cedo. E esse ciclo se repete com frequência.
Essa história soa familiar? Se sim, você não está sozinho. Essa prática se chama “procrastinação” e afeta muitos de nós. Estamos tão familiarizados com essa atitude que parece normal, algo do cotidiano. Muitas vezes confundimos com apenas aquela preguiça. Porém, a procrastinação pode acabar comprometendo a qualidade do trabalho e te faz deixar de cumprir suas obrigações. Ou seja, afeta sua possibilidade de alcançar mais resultados. O bem mais precioso que temos é o tempo, por isso é necessário utiliza-lo de forma efetiva.
Se você quer deixar de procrastinar, eu vou te ajudar. Temos algumas dicas rápidas que vão fazer seu tempo render muito mais! Mas primeiro, lembre-se: Qualquer mudança de hábitos deve acontecer aos poucos para ser duradoura. Sendo assim, vá devagar para ser uma mudança efetiva. Tendo isso em mente, vamos para as dicas:
Se você está atrasando uma tarefa importante por uma boa razão, então você não está procrastinando. Lembrando que mexer no celular ou assistir séries, não é uma boa razão. No entanto, se você muda o foco porque quer evitar fazer algo, então você está procrastinando.
Outros sinais de procrastinação:
Quebrar projetos em etapas menores é uma técnica bem conhecida e eficaz no combate à procrastinação. Será mais fácil começar a lidar com um trabalho no qual você sabe que pode ser concluído rapidamente. Sendo assim, passo a passo, seu trabalho se torna algo grande e, o mais importante, finalizado. Ao concluir uma etapa, você provavelmente se sentirá mais motivado para realizar cada vez mais tarefas.
Mudar de ambiente pode ser definitivo. Diferentes ambientes têm diferentes impactos em nossa produtividade. Por exemplo: imagine seu quarto. Ele te inspira a trabalhar ou relaxar e dormir? Procure lugares inspiradores.
Um cronograma geral com prazos específicos para cada pequena tarefa, te deixará mais organizado e eficiente. As metas podem ser divididas em mensais, semanais, até as listas de tarefas diárias. Riscar cada passo feito te deixará com uma sensação de dever cumprido.
Primeiro identifique o que pega muito do seu tempo. Então elimine um por um da sua rotina. Isso inclui as notificações do celular, ficar puxando assuntos aleatórios com seus colegas de trabalho, entre outros.
Parar a procrastinação é mais sobre estar consciente de nossas ações do que impor restrições. Por isso, policie suas atitudes para usar seu tempo da melhor forma possível.