O Brasil fica em 74º lugar no ranking de nível de educação financeira. Atrás de alguns dos países mais pobres do mundo como Madagascar, Togo e Zimbábue. Uma pesquisa realizada em 2014, promovida pela Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s, revela o nível de educação financeira em 144 países.
Os motivos dessa posição brasileira alarmante é a falta de incentivo a educação financeira no país e a falta de interesse por algo tão importante. Além do incentivo a uma cultura de gastar hoje e pagar amanhã. Gerando uma população endividada e com pouca noção da própria renda. Por estes motivos o planejamento financeiro é de extrema urgência atualmente. Com ele podemos reduzir o número de pessoas com dificuldades em lidar com sua vida econômica.
O planejamento financeiro consiste no desenvolvimento pessoal, traçando objetivos estratégias para alcançá-los. Trata-se da sistematização de suas receitas e despesas. Assim como compreender o potencial que tem para a arrecadação para uma futura aposentadoria. Além de trazer segurança financeira para enfrentar obstáculos futuros, como contas inesperadas ou desemprego. Para muitos economistas o planejamento financeiro é a chave do sucesso. Fazer com que o dinheiro deixe de ser um inimigo incontrolável e passar a trabalhar para você é somente um dos benefícios dessa organização.
O ideal é procurar um profissional que te guiará e te levará ao sucesso amanhã, parar de procrastinar e começar o quanto antes a assumir o comando da sua vida financeira e não deixar que o dinheiro te conduza, e sim, o contrário. Essa pode ser uma mudança transformadora.