O Exemplo da Anbima mostra o quanto iremos mudar o conceito de planejamento financeiro no futuro. Parabéns pela atitude!
Recentemente, atividades sobre consumo consciente e finanças pessoais alcançou 2 mil pessoas no Rio de Janeiro. O site Anbina em conjunto com o grupo Ecoarte, realizaram um teatro e uma gincana que simulavam a vida real diante do dinheiro.
As atividades foram compostas por duas partes. Na primeira, um teatro tratava de temas de consumo consciente e de finanças pessoais, como poupança, planejamento, investimento, economia e sustentabilidade financeira. Depois, começava o jogo do Conte Comigo. Os jovens recebiam “contos”, a moeda do jogo, e passam por diversas situações do cotidiano que envolvem decisões em relação ao dinheiro,como comprar roupas e alimentos, escolher promoções e descontos. Eles também se depararem com imprevistos que envolvem gastos extras, como falta de luz, problemas de saúde, enchentes, entre outros.
Das 2 mil pessoas, 1.320 foram estudantes, 205 professores e 500 pessoas que passaram pelo Parque das Ruínas nos dias das apresentações. Os alunos eram de 33 escolas públicas da cidade. Todas elas, sem exceção, pediram para retornar com outros grupos, pois os alunos e professores relatavam um grande aprendizado após os espetáculos.
“Além de atuarmos com uma iniciativa social, estimulamos o conhecimento e o aprendizado sobre práticas de educação financeira, que fazem parte dos nossos objetivos como associação do mercado. Incentivando o contato com esse tipo de tema desde cedo, aumentamos as chances desses jovens construírem uma vida financeira mais saudável e consciente”, comenta José Carlos Doherty, superintendente-geral do Anbima.
O intuito da iniciativa foi propiciar aos jovens a vivência, na prática, e estimular a educação financeira e a consciência do consumo. Atividades que deveriam ser mais constantes no país para que jovens aprendessem desde cedo a se desenvolver economicamente.