Organização financeira pode parecer, à primeira vista, um bicho de sete cabeças ou algo impossível de alcançar. No entanto, na maior parte das vezes, são hábitos já enraizados que impedem as pessoas de conseguirem gerenciar seu dinheiro. Viver e trabalhar para pagar dívidas, ser fã de compras por impulso e não estruturar seus gastos são alguns dos motivos que impedem a organização financeira.
A boa notícia é que, com algumas mudanças na rotina e muita determinação, é possível manter as finanças em dia. Veja como você pode virar este jogo!
RESERVE 50%
DO PLANEJAMENTO PARA OS GASTOS ESSENCIAIS
Aluguel, contas de água, luz e telefone, despesas com locomoção, educação, saúde e alimentação são alguns dos principais exemplos que entram nessa categoria. Os gastos essenciais são todos aqueles necessários para você se manter no dia a dia.
POUPE OU INVISTA 15%
DO SEU SALÁRIO
A categoria de prioridades financeiras é fundamental para que você garanta um futuro com mais tranquilidade. Crie o hábito de guardar dinheiro todos os meses, sem pular nenhum, e defina uma boa estratégia para esses recursos, começando pela criação de uma reserva de emergência.
SEU ESTILO DE VIDA DEVE CORRESPONDER A
35% DA SUA RENDA
Ter planejamento financeiro é sinônimo de saber guardar dinheiro, mas também de usar o merecido fruto do seu trabalho para se divertir. Essa categoria inclui gastos como jantares fora, academia, salão de beleza, cinema, baladas, viagens e hobbies. Aproveite a vida!
AGORA QUE VOCÊ SABE COMO SE ORGANIZAR FINANCEIRAMENTE, ESTÁ NA HORA DE REPENSAR ATITUDES E MUDAR DE HÁBITOS. É IMPORTANTE TER PERSISTÊNCIA E NÃO DESISTIR NOS PRIMEIROS OBSTÁCULOS.
Criar hábitos pode demorar um tempo, mas pode ter certeza que os benefícios de ter as finanças em dia vão valer a pena. Como você faz pra tentar organizar suas economias? Não conhece alguma boa prática que pode ajudar nessa hora? Conte conosco!